14 de fevereiro de 2013

Dieta caseira ou alimentação natural? Afinal o que é o que?

Atualmente vem se falando muito a respeito de oferecer alimentos frescos para pets e já existem várias correntes que defendem modalidades diferentes de alimentação.

O termo, alimentação natural, se refere a oferta de alimentos frescos com o mínimo de processamento.  Um termo impossível de utilizar quando fala-se em alimentos processados, como a ração industrializada.

Existem diversas formas de oferecer alimentos frescos à cães e gatos, mas independente da modalidade, estes alimentos deverão ser oferecidos de forma BALANCEADA. E, com alimentos frescos, me refiro a carnes, ovos, ossos crus, peixes, frutas, legumes e verduras, tudo fresquinho, saboroso e nutritivo!

Alimentação Natural Cozida, também conhecida como Dieta Caseira Cozida 

É a modalidade mais popular no Brasil. Pois ela é oferecida desde a época dos nossos antepassados. No entanto, ao longo do tempo ela se tornou banalizada e criminalizada por causar diversos desequilíbrios nutricionais, uma vez que não havia orientação disponível para donos bem intencionados. Mas os tempos mudaram e, a necessidade e a procura por alimentos menos processados, abriu uma demanda para atualização em nutrição. Assim,  a dieta caseira cozida balanceada voltou a ganhar espaço e se tornou uma opção de alimentação para pets.

DSC_1666

Alimentação Natural Crua (AN)

É mais recente no Brasil, mas já vem sendo praticada há mais de 20 anos no exterior! Ela possui milhares de adeptos pela Europa, Oceania e países Norte Americanos e esta chegando ao Brasil agora. E, na minha opinião, ela é a mais saudável e espécie adequada por respeitar a natureza do animal carnívoro.

_DSC3745_50p_50p

Existem várias correntes dentro da alimentação natural crua como a BARF (Biologically Appropriate Raw Food – “Alimentação Crua Biologicamente Apropriada”), a PREY MODEL (“Modelo com presas inteiras”) e outras que são uma mistura das duas. Todas são interessantes, e aqui, conversarei com vocês sobre como aproveitar sua flexibilidade e melhor adequá-la a rotina da vida moderna.

livros

Um forte abraço a todos e obrigada por visitar!

Compartilhe nas Redes Sociais