17 de abril de 2013

30 minutos depois – legumes para 15 dias!

Hoje preparei purê de legumes variados para complementar a dieta carnívora dos meus cães, suficiente para 15 dias. Eles não gostam de legumes inteiros então, para que eles comam, eu bato os legumes com um pouco da porção de vísceras.  Assim fica com gostinho de carne e eles comem tudo!

legumes

O que entrou:

Abóbora: fonte incrível de fibras que mantêm a saúde intestinal, auxilia na saciedade, e pode auxiliar tanto na constipação como na diarréia. Alem disso também é rico em antioxidantes.

Brócolis: alem de delicioso é recheado de elementos antioxidantes e anti-cancerígenos, que também auxiliam nas defesas contra infecções.  Alem disso auxiliam a veicular toxinas para fora do organismo.

Cenoura: lotado de fitonutrientes, e as vitaminas A, K e C servem como bom coquetel antioxidante.

Beterraba: é um superalimento que auxilia na desintoxicação do fígado. Alem disso, é cheia de nutrientes importantíssimos como vitamina C, Ferro, ácido fólico, fósforo, Magnésio e vitamina B6. Alem disso é fonte considerável de Betaína, uma substância que estimula a produção de serotonina, hormônio ligado a sensação de bem-estar.

Abobrinha: um legume leve e uma excelente fonte de fibras. Ela também é rica em nutrientes como betacaroteno, vitamina C e minerais cálcio, fósforo e ferro.

Chuchu: com seu sabor suave o chuchu é vitima de preconceitos, mas não se engane! Ele é fonte de fibras, tem baixas calorias, auxilia na diurese e é fonte de minerais.

Inhame: ganhou fama de ser um tubérculo com efeitos medicinais, por ser tão rico em nutrientes. É uma boa de carboidratos complexos (“integrais”), e por isso mantém o açúcar do sangue equilibrado.

Lentilhas pré-fermentada: a pré fermentação de grãos e sementes auxilia na retirada de ácido fítico, substância tóxica que pode gerar intolerância intestinal. A lentilha é rica em folato e magnésio, nutrientes necessários para a manutenção da saúde cardíaca. Ela é fonte de carboidratos complexos, fibras e amino ácidos.

Couve-manteiga: é utilizada como fonte de fibras, mas depois de ser triturada ela libera nutrientes responsáveis pela eliminação de toxinas que se acumulam no organismo. Alem de ser fonte rica de vitamina C que atua nas defesas do organismo.

Salsinha: alem de ser fonte de nutrientes é utilizada como uma erva medicinal, pois promove à diurese (aumento da produção de urina). Mas deve ser acrescentada só no final, para não perder suas propriedades.

Meus bichanos comem ou não comem bem? Não é a toa que eles são super saudáveis. E o trabalho? Demorei 30 minutos para preparar legumes para 15 dias! 30 minutos bem gastos na saúde deles. ;)

Legumes, vegetais e verduras não são essenciais para animais carnívoros, mas podem acrescentar fibras e nutrientes quando oferecidos em quantidades corretas. Não ofereça legumes e vegetais sem critério, eles alteram o pH do organismo, podem propiciar o aparecimento de cristais na urina e desbalancear a dieta carnívora do seu cão.

Um super abraço em todos e boa semana!

Sonali Rebelo
Médica Veterinária – CRMV RJ 10952
Nutrição Clínica

Compartilhe nas Redes Sociais