Tendências Naturebas Pets

Mixuruca

"Nutrição e medicina preventiva de cães e gatos"

Você sabe o que seu pet está comendo?

Eu e milhares de donos adeptos da alimentação caseira sabemos! Por este motivo convido vocês a entender o que nos levou a procurar outras opções de alimentação para nossos pets. Refletir sobre a importância da alimentação saudável, como meio de prevenir doenças, proporcionando-lhes assim, uma melhor qualidade de vida.

Mas o que significa prevenção?

Um exemplo prático é pensar nos nossos próprios hábitos alimentares.

Quem nunca trocou uma refeição balanceada e fresca por um salgado, sanduíche, ou processado? Que apesar de estar longe de serem alimentos de qualidade, não deixam ninguém doente a curto prazo. A vida moderna é assim – a pressa é constante e a procura pela praticidade acaba falando mais alto. No entanto, é esperado que se continuarmos com esses hábitos alimentares, haverá prejuízos à saúde.

Por esta razão clínicos e nutricionistas vivem recomendando hábitos alimentares mais saudáveis como uma forma de prevenção. Seria de se esperar então, que uma alimentação fresca, isenta de aditivos e comprovadamente mais saudável, deveria proteger o organismo como um todo, mais do que um alimento industrializado que precisa de aditivos para aumentar seu tempo em prateleira.

 Essa lógica também pode ser aplicada aos cães e gatos.

Por que motivo seria diferente para eles se, para oferecer-lhes uma alimentação balanceada, é até mais simples do que para nós?

Por que esperar até que o animal mostre sinais de doença para pensar em uma alimentação mais saudável quando, além de tudo, ela pode ser mais barata 

Prevenção é a resposta

Algumas questões para uma reflexão:

Por que nutricionistas de humanos vivem recomendado uma alimentação menos processada e mais fresca, e a única alimentação frequentemente recomendada para pets é somente a industrializada?
Por que é tão comum ver cães e gatos sofrendo com crises de infecção urinária e formação de cristais e cálculos renais?
Por que dois em cada cinco cães estão acima do peso e até obesos?
Por que os animais estão cada vez mais alérgicos e intolerantes aos alimentos?
Por que dentes cobertos com “tártaro” passou a ser considerado algo normal e a raspagem cirúrgica (tartarectomia) um procedimento tão corriqueiro?
Por que animais cada vez mais jovens estão com tumores, doenças metabólicas (colesterol e triglicerídeos alto, obesidade, pancreatite) e hormonais (diabetes, hiperadrenocorticismo, hipotireoidismo, etc) e crônica e degenerativas (doença renal, hepática, artroses, etc)?

O que está acontecendo?!

O convívio mais próximo dos humanos, sem dúvida, trouxe muitos benefícios para os animais de estimação. Hoje eles conquistaram um status dentro da sociedade, fazem parte da família, são amados, recebem cuidados veterinários, alimento e proteção.  Mas apesar de estarem vivendo mais do que viviam antigamente, não podemos deixar de observar que sua QUALIDADE DE VIDA piorou muito.

E por que será isso?

Por este motivo dedico-me à Medicina Preventiva, através:

de uma menor exposição à químicos,
da oferta de uma alimentação fresca, nutritiva, BALANCEADA e prática para o dia-a-dia
de protocolos de vacinação atualizados e personalizados (evitando a super-vacinação quando não é necessária),
do uso de vermífugos e anti-pulgas com mais critério.
da maior receptividade entre terapias alopáticas e holísticas, a fim de dar conforto, enquanto potencializa-se a recuperação de animais doentes,
de uma seleção genética mais responsável,
do respeito à natureza dos animais,
de exercícios físicos regulares e da socialização,
de disciplina, limites e muito, mas muito carinho!

São questões fáceis de adaptar a sua rotina e que poderão fortalecer o sistema imunológico do seu bichano, trazer um maior equilíbrio físico e mental e melhorar muito sua qualidade de vida.

Um forte abraço a todos e muito obrigada por visitar!

Sonali Rebelo
Médica Veterinária – CRMV RJ 10952
Nutrição Clínica

Se quiser saber mais sobre nossas consultas, por favor entre em contato pelo site ou através do número (21)8103… (click para visualizar)

Compartilhe nas Redes Sociais