Tendências Naturebas Pets

Mixuruca

"Nutrição e medicina preventiva de cães e gatos"

Por que mudar para dieta caseira balanceada?

Ração é ruim?

Vamos lá. Esta é uma questão de opinião.  Mas se a dúvida gira em torno de se a ração faz mal, então a minha resposta é não, a ração de boa qualidade, adequadamente formulada e bem conservada não faz mal, ela é uma opção para quem não conseguiria, ou não gostaria de incluir na sua rotina o preparo da comida do seu animal.

Por que então mudar para dieta caseira balanceada?

Por ela ser uma opção viável, de fácil preparo e com benefícios que a tornar uma alternativa mais saudável.

Petisco, felino, SRD, 15 dias após a introdução de uma dieta caseira balanceada.

Opção viável:

 Até pouco tempo atrás, a dieta caseira era considerada uma opção inferior por ser desbalanceada. Por não haver ninguém no mercado apto a auxiliar nesse equilíbrio nutricional, ela se tornou uma opção difícil.  Esta questão, no entanto, não é mais um problema uma vez que, hoje, contamos com a orientação e o acompanhamento nutricional de Médicos Veterinários e/ou Zootecnistas atualizados e especializados no assunto.

Através de suas orientações, a oferta de alimentos frescos se torna um processo mais fácil e instintivo. Podemos aprender como é simples oferecer uma dieta caseira BALANCEADA para um animal de estimação e, por fim, perceber como é prazeroso e gratificante ver o entusiasmo dele nas horas das refeições.

Fácil preparo:

Mas eu não tenho tempo nem para preparar meu próprio alimento! E agora?

Inicialmente, considerar o preparo do alimento do pet é uma imagem que intimida, especialmente para pessoas que trabalham o dia inteiro fora de casa. Parece um tarefa trabalhosa e cansativa.

Mas, sinceramente, não é nada tão complicado assim. Mas exige compromisso e atenção. O dever do profissional que formula a dieta é facilitar o dia-a-dia do dono do animal, tornando o preparo um processo simples e rápido.

Uma dica, é preparar o alimento para vários dias e armazená-lo no congelador, facilitando ainda mais a oferta desse alimento.

 Alimento pode ser preparado e armazenado por até 3 meses!

“Ah, mas eu não gosto de comer comida congelada, não é a mesma coisa”.  Sim é verdade, o alimento fresquinho é muito mais saboroso e mantêm melhor os nutrientes, mas convenhamos que as perdas não desqualificam quando comparamos com uma ração monotona que fica na prateleira durante meses, não é? Eu acho que o seu pet não torcerá o nariz.  Mas se esse ainda é um problema, que tal preparar o alimento para 2-3 dias e armazená-lo na geladeira?

 

Mais saudável:

Esta mais que na hora da nutrição deixar de ser um ato simples de suprir necessidades básicas e satisfazer a fome. Ela é uma importante ferramenta para aumentar a expectativa de vida, otimizar a qualidade de vida e aumentar a capacidade de resistência à doenças.

Para isso é necessário que o alimento consumido seja:

1)   Preparado com ingredientes de boa qualidade e seguros – quem melhor para escolhê-los que VOCÊ?

2)   Biologicamente apropriados – significa um alimento composto por alimentos adequado para a espécie em questão. Arroz e milho para gatos, não, né?

3)   De fácil digestão.

4)   Repleto de nutrientes biodisponíveis – Alimentos com nutrientes de alta qualidade para que sejam facilmente absorvidos e bem aproveitados pelo organismo

5)   Variados e deliciosos – sim, ter prazer em comer faz parte!

6)   Isentos de conservantes artificiais e outros aditivos químicos – afinal já basta a poluição, os agrotóxico, vermífugos e antipulgas. Consumir aditivos químicos todos os dias por anos e anos? Não, obrigada!

 

Fonte: 1) catfoodrecipe.com, 2) Arquivo pessoal, foto: Clau Cicala

O alimento fresco, oferecido de forma balanceada, pode ser a melhor opção nutricional para seu animal de estimação. Alem de muito saudável, é um investimento em benefício da saúde por toda a vida. Pense nisso.

Muito obrigada por visitar e muita saúde e alegria para seus peludos!

Sonali Rebelo
Medica Veterinária CRMV RJ 10952
Nutrição Clínica

Se quiser saber mais sobre nossas consultas, por favor entre em contato pelo site ou através do número (21)8103… (click para visualizar)

Compartilhe nas Redes Sociais