Tendências Naturebas Pets

Pimba e Pepe

"Dicas econômicas e práticas do Pimbão"

O alimento do meu pet pode ser congelado?

 marajadedwordpress

O alimento caseiro e balanceado do seu pet pode ser congelado para preserva-lo durante mais tempo e para tar a oferta mais pratica no seu dia-a-dia.  Mas existem alguns cuidados especiais:

O que não podemos congelar?

Ovos dentro da casca (ovos cozidos ou crus podem ser congelados fora da casca_
Comida enlatada (dentro da lata)
Alimentos expostos diretamente ao ar frio.

Comida congelada é segura?

Congelamento reduz o movimento das moléculas, impedindo que bactérias/ fungos se proliferem entrando em um estado dormente, preservando o alimento.

Quando os alimentos são mantidos a uma temperatura constante de -17° C o congelamento é seguro.  Não é seguro é um alimento armazenado em um congelador/freezer que oscile muito em temperatura, como acontece quando permanecem desligados durante algum tempo.  Isso ocorre porque, ao descongelar, as moléculas começam a se movimentar e bactérias e fungos ficam ativos novamente e proliferam.

Mas será que meu congelador/ freezer mantêm os alimentos a essa temperatura?

Depende do modelo, mas em geral sim, se você não costuma abrir e fechar ele várias vezes ao dia. Cuidados que você não deve ter apenas com a comida do seu pet, mas com a sua comida também!

Como armazenar corretamente?

Armazenamento correto mantém a qualidade do alimento e previne que o frio “queime”o alimento. Não permita que o alimento fique exposto ao ar frio diretamente. O alimento quando é queimado pelo frio, não fica estragado, e sim seco.  Quando ocorrer, apenas retire a parte queimada e o resto estará bom para consumo.

Como congelar?

Se o seu congelador/freezer tiver o modo: congelamento rápido, utilize-o! O congelamento rápido previne a formação de cristais de gelo no alimento quando descongelado, faz com que o alimento perca seus sucos naturais.

Como descongelar?

Evite descongelar o alimento na bancada da sua cozinha em temperatura ambiente, pois o alimento pode se tornar perigoso para consumo.

Descongele o alimento:

Na parte de baixo da geladeira.
Em água fria (mas sem entrar em contato com a água)
No microondas

Precisa congelar novamente?

Tudo bem!

Faltou luz. E agora?

Evite abrir o congelador/freezer, ou se precisar abrir, evite deixar a porta aberta durante muito tempo, para que o ar frio não escape. Um congelador cheio pode manter o alimento por até 2 dias.  Um congelador com poucos alimentos mantém o congelamento por menos tempo. Por esse motivo, quando armazenar os alimentos no seu congelador, procure colocá-los sempre próximos uns dos outros.

 Mas será que o alimento congelado não perde nutrientes?

O congelamento é uma forma de conservar os alimentos. No entanto, dependendo de como for preparado o alimento, pode sim acontecer alguma perda nutricional.  Mas, sinceramente, se você está trocando um alimento industrializado por um natural, a pequena perda nutricional não se compara com o ganho nutricional.

Mas o alimento não fica menos palatável quando congelado? Eu odeio comida congelada!

Para um paladar mais exigente, talvez.  Mas de acordo com o depoimento de centenas de pessoas que cozinham para seus pets, foram poucos os que relataram que seus pets rejeitaram o alimento congelado. A maioria das pessoas, inclusive, serve o alimento frio que é apreciado como um manjar dos deuses, mas outros preferem aquecer um pouco ou servir em temperatura ambiente. Fique à vontade para seguir a sua preferência e/ou a do seu peludo!

Obrigada pela visita e desejamos muita saúde e bem estar para o seu peludo!

Sonali Rebelo
Médica Veterinária – CRMV RJ 10952
Nutrição Clínica

 

Compartilhe nas Redes Sociais