Tendências Naturebas Pets

Mixuruca

"Nutrição e medicina preventiva de cães e gatos"

Mas será que estou preparado?

Você está mesmo preparado para introduzir um alimento caseiro, de forma balanceada, para seu cão ou gatinho?

Não há bônus sem ônus.

Nada que é bom vem fácil. Todos sabemos disso.

O alimento caseiro é só saudável quando existe o compromisso de fazer direito, pois para fazer errado é melhor ir para um produto pronto. Sendo assim, vamos para alguns desafios inerentes ao preparo do alimento do pet e as soluções para torná-los menos intimidadores.

Antes da transição, é necessário perguntar-se:

Tenho 10 minutos semanais para elaborar uma lista de compras para 3 dias/ 1 semana/ 15 dias/ 1 mês)?
Posso investir de 20 minutos até no máximo 3 horas para o preparo do alimento do meu pet a cada 3 dias/ 1 semana/ 15 dias/ 1 mês?

Caso contrário:

Posso investir financeiramente no preparo desse alimento por terceiros? (empregada, diarista, cozinheira, pessoas dispostas a preparar o alimento por você)

Tenho espaço para estocar refeições individuais ou diárias, no meu congelador/ freezer, para x dias?

Caso contrário:

Tenho tempo para preparar o alimento a ser refrigerado a cada 2-3 dias?

Vou me comprometer em seguir as orientações do nutricionista com relação às quantidades de cada grupo alimentar, levando em consideração a necessidade de variar os alimentos ao máximo, dentro de minhas possibilidades financeiras?

Quero ter uma nutricionista o tempo todo me mandando emails perguntando como anda o meu pet? :P

Tirando a última opção, caso você tenha falado “não” para uma das opções, talvez a dieta caseira não seja a melhor opção para você, a não ser que seja uma exigência para a saúde do seu animalzinho de estimação doente.

Caso você tenha falando que sim, mas com algumas ressalvas, não desista! Converse comigo pois posso dar inúmeras dicas de como tornar está opção bem viável para a sua rotina.

As vezes é apenas uma questão de estabelecer prioridades, organizar-se e programar-se, que tudo é possível.

Por exemplo:

Você sabia que a maioria dos donos de pets não cozinham diariamente para eles? Hoje não temos tempo e nem paciência para isso.  Descomplique! Prepara quantidades maiores e congele!

Ao fazer compras semanais e mensais, podemos deixar preparado porções prontas congeladas para 1 semana e até para todo um mês! Quem tiver ajuda, melhor ainda. Ai é só descongelar na noite anterior e servir.

 Fonte: whole-dog-jornal.com

A maioria dos açougueiros e feirantes já deixam a carne cortadinha como você pedir! Outros entregam até em casa! Tenho contato de muitos fornecedores bacanas.
Grande parte dos legumes e verduras não precisam ser descascados. Os animais não têm a mesma sintonia fina no paladar como nós temos e, na maioria das vezes, a casca é super nutritiva.
Animais saudáveis não se beneficiam de grãos e por isso o arroz, na maioria das prescrições, é dispensada.
Com o treino, você logo estará preparando rapidamente as porções e incluindo esse cuidado e amor na sua rotina sem perceber.
Se mesmo assim, você preferir um produto comercializado, hoje já contamos com empresas que comercializam alimentos frescos e balanceados especialmente para cães e gatos saudáveis!  Sendo que alguns até preparam dietas personalizadas prescritas pelo médico veterinário nutrologo do seu animal com restrições alimentares!  

A Pet Delicia comercializa alimento fresco completo para cães e gatos

Minha rotina é intensa, acordo cedo, vou para academia, dou consultas, pego trânsito, formulo as dietas em casa, dou suporte para os donos de boa parte dos meus pacientes, estudo, mantenho esse site dinâmico, faço pós graduação, cozinho jantar todos os dias, cuido da casa, do meu marido e dos meus 5 pets. E sinceramente o que mais me dá trabalho não é a alimentação deles, isso eu já nem percebo, talvez meu marido… :D Brincadeira! ;) O que me dá mais trabalho é catar as meias que minha gatinha espalha pela casa, trocar o jornal das cachorras e limpar caixa de areia dos gatos – é muito xixi!

Por que eu tomei essa atitude?

Pois os benefícios de se alimentar com comida de verdade superam a minha necessidade por praticidade absoluta.  Mas sinceramente, não levo nem 10 minutos alimentando meus meus 5 pets. E eu, pessoalmente, acho importante praticar a nutrição preventiva. E ainda acho desagradável pensar que só porque são animais de estimação devem comer um alimento super processado, com ingredientes que desconheço a origem, cheio de conservantes e aditivos químicos (e com mesmo gosto!) por anos e anos. Também detesto o cheiro que fica dentro de casa quando um saco daqueles está aberto! Ergh!

                     

Foto 1: Cuca e Lola focadas no jantar. Coloco um pano de mesa de plástico embaixo para não sujar o chão.
Foto 2: Bibi esperando ansiosamente pelo prato favorito dela regado com iogurte natural, ótimo para manter a saúde intestinal.

É lógico que dá trabalho! Mas é um trabalho perfeitamente ajustável a rotina da maioria das pessoas que podem ter animais de estimação.  No início pode ser que você fique atrapalhado, mas isso é superado com alguns dias de pratica.

E ai, está preparado?

Faça uma tentativa, mas tente para dar certo!

Muito obrigada por visitar e muita saúde e alegria para seus peludos!

Sonali Rebelo
Médica Veterinária – CRMV RJ 10952
Nutrição Clínica

Se quiser saber mais sobre a nossas consultas, por favor entre em contato pelo site ou através do número (21)8103… (click para visualizar)

Compartilhe nas Redes Sociais