Tendências Naturebas Pets
Pimba e Pepe
"Dicas econômicas e práticas do Pimbão"
Encorajando seu gato a aceitar o novo alimento
Não é surpresa para nenhum pai/ mãe de felino, que gatos não ficam nada satisfeitos quando mudam sua rotina sem seu consentimento. Por isso, evite estressar o seu ronron e atropelar sua adaptação, vá com calma, seja positivo, criativo e aos poucos você conseguirá resultados. Afinal, se você está mudando o alimento dele é por acreditar que está cuidado de sua saúde, seja de forma preventiva, ou porque o gatinho está doente e o sucesso do seu tratamento depende disso. Não desanime se seu gato estiver encucado com a novidade, respeite este período, não brigue, não grite, encoraje-o a aceitar, afinal muitos pais e mães de felinos conseguiram e você vai conseguir também.
Algumas dicas podem ajudar nessa transição:
Imagem: futureispresent.blogspot.com
- Aquecer o alimento até que fique na temperatura ambiente, ou um pouco morno, pode tornar o alimento mais palatável.
- Alguns gatos gostam de novidades, procure não repetir muito os sabores se esse for o caso. Outros gatos não gostam de variedade. Se esse for o caso, repita a combinação que mais gostou e entre em contato para que um suplemento vitamínico mineral possa ser prescrito.
- Pulverize sua ração sua favorita por cima da comida, isso pode estimulá-lo a comer. O mesmo pode ser feito com o caldo do sache ou um pouco do patê (ração úmida).
- Outros chamarizes: caldo de atum em lata light, parmesão, levedura de cerveja (se houver restrição de fósforo não exagere), caldo de carne ou frango caseiro, preparado sem temperos e bem concentrado. (não use cubos ou realçadores de sabor industrializados!!!)
- Faça companhia na hora das refeições, converse com ele, dê um carinho, as vezes é o que eles precisam para se sentirem seguros para comer. Caso ele não goste desta atenção na hora das refeições, deixe-o em local calmo e sem barulhos que possam assustá-lo.
- Ofereça um pedacinho na boca, para ver se ele se interessa em provar.
- Gatos não gostam de comida velha, mantenha sua comida sempre fresca.
- Alguns gatos preferem sua proteína crua, outros cozido, outros moído, ou em pedaços, ou liquidificado, tente várias possibilidades e encontre qual o agrade.
- Rotina alimentar é importante, com horário de refeições pré-estabelecidas, mas se não conseguir e ele quiser comer várias vezes por dia e você tem essa disponibilidade, deixe o comer sempre que quiser.
- Seja paciente, positivo e criativo. Seu gato é capaz de entender o que você está sentindo e sente sua frustração e desanimo.
Fonte: feline CRF info center