Tendências Naturebas Pets

Mixuruca

"Nutrição e medicina preventiva de cães e gatos"

Desafio 9 – Tenho medo de parasitas!

Medo de parasitas: Infelizmente, não podemos ficar 100% seguros de que as carnes para consumo humano passaram por uma fiscalização rígida o suficiente para que elas estejam livres de parasitas (Echinococcus) e protozoários (Toxoplasma, Neospora, Sarcocystis). Donos de pets informados anseiam pela oferta de carnes cruas, especialmente de porco.

Solução:

biosalecionarioblogspotEsta é uma preocupação bastante válida uma vez que infelizmente muita carne vendida nos açougues e supermercados podem ter origem clandestina e sem a devida fiscalização sanitária necessária para tornarem-se seguras.  Mas mesmo assim temos o hábito de comer aquela carne sangrenta e mal passada. E por isso, nós também corremos esses mesmos riscos.

Foto: biosalecionario.blogspot.com

Como resolver esse problema? Tomando medidas que ajudam a eliminar possíveis  contaminações:

  • Comprar os alimentos em estabelecimentos idôneos e com higiene aparente.
  • Congele todas as carnes (principalmente carnes vermelhas e de porco) por 5 dias (há quem diga que o ideal é por 2 semanas) antes de consumi-las cruas ou mal passadas.
  • Caso tenha receio que mesmo assim o animal possa contrair parasitas intestinais, já que podem resistir ao congelamento profilático) realize exames coproparasitológicos (exame de fezes) periodicamente, e caso dê positivo trate de acordo.
  • Opte pela dieta caseira cozida, ao invés da crua e cozinhe bem as carnes.

Aqui em casa, cães e gatos comem carnes cruas diariamente e nunca tiveram problema com parasitas oriundos da carne crua. Mas eu tenho o cuidado de só oferecer carne vermelha e de porco após o congelamento preventivo de 5 dias. Digo isso pois Cuca e a Lola já tiveram Giardíase por terem bebido muita água contaminada de poças em parques de cães – A Giárdia é um protozoário intestinal que causa diarréia, sua contaminação é através da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes. 

Sonali Rebelo
Médica Veterinária
CRMV RJ 10952
Nutrição Clínica

Compartilhe nas Redes Sociais