Tendências Naturebas Pets

Mixuruca

"Nutrição e medicina preventiva de cães e gatos"

Desafio 8 – E as bactérias?

Medo de bactérias – Tratando-se de um alimento cru, muitos têm medo que seus pets contrairão doenças por comerem carne com bactérias como a Escherichia coli, Salmonella spp, e Campylobacter spp.

images          salmonela wiki         
Wikipedia

Solução:

É preciso ter cuidado com bactérias sim, mas quando se está com a imunidade baixa, ou quando se é idoso, gestante ou bebe. É preciso entender que bactérias estão por todas partes!  Se fosse tão fácil assim adoecer por causa delas, adoeceríamos o tempo todo. E outra coisa, nossos pets têm defesas ainda maiores que nós, frágeis humanos. Eles possuem enzimas salivares (lisozimas) com propriedades bactericidas e um sistema digestivo extremamente ácido (e inóspito para bactérias) e curto que impede a multiplicação e colonização de bactérias não residentes. Essas defesas explicam como cães e gatos podem se expor tanto a bactérias e não adoecer. Lembrem-se de como é difícil manter uma higiene rígida dos nossos amigos peludos que passeiam na rua, cheiram e pisam em fezes e urina de outros animais, fazem sua própria higiene íntima, vasculham lixo e podem fazer coprofagia sem necessariamente adoecer. Alias essa exposição já foi descrita como positiva uma vez que o organismo ao entrar em contato com o patógeno cria suas próprias defesas imunológicas fortalecendo-o para debelar infecções.

cao_e_gato

Saibam também que muitas rações também podem estar contaminadas por erros no processamento e após serem abertas em casa, e nem por isso seus pets saudáveis ficam doentes.

Existem também algumas maneiras de reduzir a carga microbiana encontrada em carnes cruas.  Dedicarei um artigo abordando esse assunto. Mas um cuidado básico e que já deve fazer parte de sua rotina na cozinha e sempre lavar bem as mãos e utensílios que entraram em contato com carnes cruas, especialmente em lares com doentes, idosos, gestantes e bebes.

Pets doentes e imunossuprimidos precisam ter mais cuidado sim, e pra eles uma dieta cozida pode ser uma melhor opção. 

Sonali Rebelo
Médica Veterinária
CRMV RJ 10952
Nutrição Clínica

Compartilhe nas Redes Sociais