Tendências Naturebas Pets

Mixuruca

"Nutrição e medicina preventiva de cães e gatos"

Desafio 6 – Problemas durante a transição entre dietas.

Transição – Muitos donos de pets, se esquecem de seguir as orientações veterinárias de fazer a transição entre um alimento e outro e acabam tendo que lidar com as conseqüências: diarréias e vômitos.

Solução:

A regra é simples, sempre que for introduzir um novo alimento para a alimentação do seu animal, faça o de forma gradativa, independente do alimento, seja de uma marca de ração pra outra, como de uma modalidade de alimentação pra outra. Esta não é uma frescura, e, está certo que alguns animais recebem muito bem o que é novo, mas este nem sempre é o caso, por isso eu não arriscaria!

Existem algumas explicações para esse acontecimento. Mas, basicamente, quando mudamos a rotina do animal ele sofre uma pequena queda imunológica pelo stress, e suas bactérias intestinais, residentes naturais e contidas, podem proliferar (multiplicar!) ocasionando uma infecção intestinal repentina. Por este motivo é recomendado uma transição gradativa, para que a flora intestinal residente vá se adaptando à mudança na dieta.

Para ajudar nessa transição, especialmente em animais sensíveis, tente usar um probiótico. Existem vários, desde humanos aos veterinários. Eu adoro o iogurte integral natural e o Yakult, são ótimos probióticos semi-naturais, e baratinhos!  Contudo, alguns animais podem ser intolerantes à pequena quantidade de lactose do iogurte. Por este motivo, recomendo a orientação profissional.

Sonali Rebelo
Médica Veterinária
CRMV RJ 10952
Nutrição Clínica

Compartilhe nas Redes Sociais