Tendências Naturebas Pets

Mixuruca

"Nutrição e medicina preventiva de cães e gatos"

Desafio 10 – E a sujeira?

Sujeira: algumas pessoas receiam que a alimentação natural crua ira sujar toda sua casa com os sucos de carnes cruas.

Solução:

dogstercomwww.dogster.com

É, isso pode acontecer sim. Se você deixar o seu cãozinho ou gatinho levar a sua coxa de frango pra comer em cima do tapete persa branco, não vai ser bonito. Cães, mais que gatos, preferem comer em cima de alguma superfície confortável, seja ela um tapete, uma toalha, um jornal ou o seu sofá branquinho. Como evitar isso?

– Se você mora em apartamento, alimente o seu pet na cozinha, área de serviço ou varanda, basicamente locais onde o piso é frio e de fácil limpeza.
– Não deixe-o levar a comida de onde você o deixou, se precisar feche a porta ou coloque uma barreira para que ele não entre no cômodo proibido, até que ele termine de comer.
– Tenha em casa um recorte daqueles panos de mesa plastificados, vendidos pelo metro, que se compra baratinho (5 reais o metro) em loja de tecidos e ama, mesa e banho.  Estes funcionam muito bem como “toalha de mesa canina e felina” e com um pano úmido são facilmente lavados sem que o pet suje o chão.

Aqui em casa uso um desses para minhas cadelas. Foi ótimo me ver livre de toalhas de pano, pois estas tinham que ser lavadas e ficavam muito encardidas.  

E os pêlos, não ficam sujos: Donos de pets de pelagem longa e clara temem que seus pets ficarão com as barbichas manchadas e sempre sujas.

Solução:

mayacoqueA experiência que colhi dos meus clientes e de outros adeptos é que esse não costuma ser um grande problema pois eles comem com certa habilidade. A Dra. Sylvia Angélico, do site Cachorro Verde, indica prender delicadamente as orelhas longas para trás, como é o caso de Maya, sua Daschshund de pêlo longo (foto ao lado). Se por acaso o seu bichano ficar com as barbichas sujas, é só passar um paninho úmido que logo resolverá!

Algumas pessoas também temem o bafinho de carne. Esse cheirinho existe mesmo, mas costuma ser muito suave. Caso você se incomode, passe o dedo indicador pelos dentes e gengivas do seu pet com um pouquinho de pasta de dente veterinário diluído em água. Mas eu pessoalmente detesto bafo de ração!

Lembrando que esse problema desaparece quando o seu pet come a dieta caseira cozida.

Sonali Rebelo
Médica Veterinária
CRMV RJ 10952
Nutrição Clínica

Compartilhe nas Redes Sociais