Tendências Naturebas Pets

Lola

"Alimentação 100% Natural – Você e seus pets já estão preparados?"

Carnes cruas? Eu tenho medo de bactérias!

Se você tem medo de bactérias, então é bom você sentar e respirar fundo para o que eu vou te contar.  Bactérias estão por todas partes, estão pelo seu corpo, estão em cima do teclado que você está utilizando, estão no chão, na bancada da sua cozinha, estão por toda a pelagem do seu peludinho lindo, inclusive estão presentes em quantidades insanas nas patinhas dele e também nos “fundinhos”. Ops… e agora o seu peludinho está fazendo a sua auto-higiene? Ele está lambendo as patinhas, e agora está deixando a região anal bem limpinha. Mas pasme! Ele não adoece, e nem você!

bacteriaFotos: 1. www.viim.org 2. www.nikkigsblog.wordpress.com 3. www.solarnavigator.net

Bactérias fazem parte! Tornam nosso sistema imunológico apto a lidar com infecções bacterianas mais importantes.

Agora, é claro, existem bactérias consideradas inofensivas e outras que podem ser perigosas. E, cães e gatos SAUDÁVEIS são menos frágeis à essas bactérias “ruins” que nós, seres humanos.

Vou explicar. Cães e gatos SAUDÁVEIS possuem ferramentas que os tornam mais resistentes a colonização de bactérias que podem causar doenças.

Por exemplo:

– eles possuem enzimas bactericidas em sua saliva,

– eles possuem um pH gástrico extremamente ácido e inóspito à essas bactérias,

– Seu trato gastro-intestinal é mais curto do que a do ser humano, o que limita o tempo em que o alimento fica “parado”, com menos chance de colonização de bactérias.

Quer uma prova?

Vc sabe o que é coprofagia? Coprofagia é o desagradável hábito que alguns cães tem de comer fezes.  Podem ser suas próprias fezes ou de outros animais. Este hábito pode ocorrer por falta de nutrientes no alimento ou por um problema comportamental. Fezes contêm muitas bactérias, inofensivas e outras que podem causar doenças. Mas a não ser que o animal tenha um sistema imunológico fraco, dificilmente esses animais adoecem.

OBSERVAÇÃO: Normalmente o adoecimento de um animal ocorre quando ele ingere toxinas produzidas por bactérias e fungos que degradam alimentos.  Por exemplo, o que ocorre em alimentos estragados e mofados.  Estas toxinas podem ser MUITO PERIGOSAS e a doença causada pode ser fatal. Por este motivo, JAMAIS OFEREÇA ALIMENTOS ESTRAGADOS, “PASSADOS”, MOFADOS PARA SEUS PETS.

Agora porque eu estou frisando a palavra “saudável”? Pois animais enfermos e com sistema imunológico comprometido são mais suscetíveis à infecções e devem sim, tomar mais cuidado.

O mesmo cuidado se aplica a lares onde vivem crianças muito pequenas, idosos e pessoas doentes, pois eles também são mais suscetíveis à doenças.

higieneFotos: 1. blog.dogbreedstore.com 2. www.emsolutionsinc.wordpress.com

Incentive hábitos de boa higiene!

Mas é só usar o bom senso, e quando você preparar e oferecer a alimentação crua para seu peludo, tenha o mesmo cuidado que você teria com o preparo da alimentação de sua família.  Lave bem as mãos antes e depois de manipular carnes cruas, de preferência com sabonetes antibacterianos.  Lave bem a bancada e todos os utensílios utilizados no preparo.

Cuidados simples, que você deveria ter normalmente e que possibilitam a oferta de um alimento espécie adequado e nutritivo para seu carnívoro de estimação. É IMPORTANTE SEMPRE TER BONS HÁBITOS DE HIGIENE.

Bactérias, normalmente, não são problema para cães e gatos saudáveis. Mas se você tem  receio, por não saber se seu pet é saudável o suficiente, prepare um alimento cozido e balanceado! Uma opção muito bacana também!

OBSERVAÇÃO: Normalmente o adoecimento de um animal ocorre quando ele ingere toxinas produzidas por bactérias e fungos que degradam alimentos.  Por exemplo, o que ocorre em alimentos estragados e mofados.  Estas toxinas podem ser MUITO PERIGOSAS e a doença causada pode ser fatal. Por este motivo, JAMAIS OFEREÇA ALIMENTOS ESTRAGADOS, “PASSADOS”, MOFADOS PARA SEUS PETS.

Muito obrigada pela visita e desejamos muita saúde para seus peludos!

Sonali Rebelo
Médica Veterinária – CRMV RJ 10952
Nutrição Clínica

 

 

 

 

Compartilhe nas Redes Sociais