Tendências Naturebas Pets

Biscate

"Caixinha de areia da Dona Biscatina"

Mito # 2 – “Comida de cão e gato é ração. Comida caseira é inadequada e vai matar o seu pet!”

Esta afirmação é tão descabida que não vou me prolongar para provar que é um mito.

buycostumecom

Basicamente, cães e gatos são seres vivos, são mamíferos, classificados como carnívoros apesar de existirem algumas diferenças entre eles… E ainda, eles possuem um sistema digestivo, com lingua, dentes, estomago, intestinos, sucos gástricos e intestinais, contendo enzimas digestivas que são produzidas por importantes orgãos que eles também têm! Pâncreas, fígado, vesícula biliar… capazes de digerir, absorver e metabolizar matéria orgânica. Se eles são “capazes” de tal proeza, porque é que eles não poderiam comer comida caseira? Será que acreditam que eles são seres tão simples ou complexos demais? Será que eles são programados para se auto-destruir ao entrarem em contato com nutrientes naturais??

Vamos parar de fazer terrorismo? Vamos começar a afirmar de forma correta e evitar o “mal entendido”?

Existem duas opções de alimento para cães e gatos, a ração e a dieta caseira (fresca) balanceada.  O que é inadequado é dar alimentos oriundos da culinária humana que podem conter alimentos e temperos tóxicos para eles e ainda levá-los à obesidade e à doenças causadas por desbalanços nutricionais. Com alimentos da culinária humana me refiro a por exemplo, a macarronada à putanesca da titia, o bolo de fuba da vovó, o frango ao curry e etc.

Quer dar comida fresca, então vamos fazer certo! Comida da mesa do dono não pode ir para a tigela do peludo, combinado?

dogcostume3

Cães e gatos não são extra-terrestres. Eles podem comer alimentos processados e alimentos frescos. O importante é que sejam compostos por ingredientes adequados para sua espécie e balanceado para suas necessidades.

Vamos enterrar esse mito de uma vez por todas!?

Ciscou, enterrou!

Fotos: www.buycostumes.com

Sonali Rebelo
Médica Veterinária
CRMV RJ 10952
Nutrição Clínica

 

Compartilhe nas Redes Sociais